É nesta etapa que são construídos os primeiros vínculos com amigos, professores e colaboradores da escola e que são experimentadas diferentes situações de aprendizagem para dar vazão à curiosidade, à vontade de conhecer, à confiança em si mesmo e ao respeito pelos outros. Compreendemos como uma das principais fases da escolaridade. Nas turmas de Mini Maternal, Maternal e Jardim preparamos os alunos para o processo de alfabetização, sempre respeitando o tempo, limite e maturação biológica de cada um, buscando atender as necessidades psicossociais, criando condições adequadas ao seu desenvolvimento pleno e sua integração social. O trabalho pedagógico, por ser direcionado por faixa etária, atende as necessidades pertinentes a cada grupo e sempre está em sintonia os professores.
Os primeiros anos de vida são decisivos para a formação da criança, pois se trata de um período em que ela está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, afetiva e intelectual. Sobretudo nessa fase, devem-se adotar várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas competências.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação. Esta fase é marcada pela descoberta gradual da percepção das próprias ações através do meio que a cercam.
Nesta fase as crianças já compreendem melhor o mundo à sua volta, o começo de uma socialização se inicia e os grupos começam a se formar. Iniciam uma pré-alfabetização, aprendem as letras de seu próprio nome e dos amigos de sala. Também há a introdução matemática, com os numerais relacionados à quantidade. Os trabalhos em grupo são intensificados.
Nesse estágio as vogais e as consoantes são apresentadas na forma bastão e imprensa, para facilitar a leitura em livros e gibis. A numeração, com seu significado quantitativo, conjuntos e sequências, é trabalhada através da escrita e jogos.